E a Disciplina, vai bem?

Muitos de nós tentamos ser “disciplinados” na vida e muitas vezes falhamos…

Mas afinal, o que é disciplina?

A palavra disciplina vem do latim e significa “instrução, matéria (de estudo), treinamento” e vem da raiz “discere” que significa aprender.

Somente algum tempo depois é que a palavra se transformou de significado para “manutenção da ordem” depois “conjunto de regras a serem seguidas”, indicando que o aluno ou aprendiz deveria seguir uma “disciplina” se quisesse aprender. Esse momento da transformação do significado não se sabe ao certo, mas podemos afirmar que a influência desse significado chegou à nossa sociedade através da cultura romana – onde a disciplina era e precisava ser aplicada no exército.

Aqui, vamos usar o significado mais antigo – o de instrução ou aprendizado. Basicamente ressignificar a disciplina para “método ou rotina que o aprendiz deve ter para conseguir o aprendizado desejado” é bastante mais tranquilizante ao mesmo tempo que nos permite de verdade ter um compromisso com nossos objetivos. Afinal, a maioria de nós não gosta daquela coisa forçada e rígida… mas todos queremos ir para algum lugar, conseguir algum tipo de habilidade e/ou conhecimento, treinar alguma capacidade. E para isso precisamos criar uma “rotina de aprendizado” – essa é a “disciplina” que eu proponho aqui pra você.

E aí, como vai a disciplina?!

Diz alguma coisa aí... :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s